“Não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações”. Efésios 1.16
O nosso coração se enche de alegria e gratidão em poder escrever essa simples nota de gratidão dirigida à Escola Charles Spurgeon, que tem abraçado a causa do evangelho juntamente conosco no Sertão Nordestino, dando provas do seu compromisso com o Reino de Deus e do quanto o Senhor pode instrumentalizar uma organização dirigida por homens comprometidos e que amam Jesus e a sua palavra de verdade.
Realizamos mais uma Escola de Missões do Sertão e, novamente, recebemos apoio importantíssimo da Escola Charles Spurgeon para que fosse possível atingirmos os alvos que Deus tinha proposto em nossos corações. Tudo isso foi resposta de oração, intercessão e clamor ao Senhor da Seara.
Recebam o nosso reconhecimento, nossa honra e profunda gratidão pelo relevante apoio e recebam também a nossa admiração e votos de elevada estima, em especial o Pr. Cleyton Gadelha, que demonstrando o seu amor pela obra missionária, sempre nos ouve e demonstra total interesse pelo trabalho evangelístico missionário que acontece no Sertão Nordestino desenvolvido pela Missão Alcançando o Sertão.
Em todo lugar faremos sempre questão de relatar a entrega, o desprendimento, o companheirismo e compromisso que a Escola Charles Spurgeon tem como o nosso ministério.
O Senhor realiza proezas em favor dos seus filhos queridos, demonstrando de forma maravilhosa a sua graça e o quanto ele está interessado em todos os aspectos da vida daqueles que lhes servem fielmente. São muitas as situações que testemunhamos ou ouvimos sobre o agir de Deus no Sertão Nordestino. Uma delas que tivemos o imenso prazer de ouvir e conhecer pessoalmente os envolvidos temos o prazer de relatar. Veja como o nosso Deus é maravilhoso nas linhas abaixo.
PALAVRAS DE ALAN E JÉSSICA
“O Senhor foi bom para conosco! Noivamos com a música “Indo ao Sertão” do Pr. Silvany Luiz e para a nossa alegria e surpresa, o nosso Pastor Airton Junior, convidou-o para fazer parte da nossa Conferência de Aniversário da nossa igreja – Primeira Igreja Batista em Sobral – Ceará. Foi um grande privilégio conhecer e aprender com esse missionário. Meu coração ardia, amamos o Sertão!”
Eles ainda afirmaram o seguinte: “Grande privilégio ter a presença daquele que foi o autor da música que ganhou um significado no nosso noivado! No ano passado, dia 12 de dezembro tivemos o prazer de ter o Pr. Reginaldo Braga na conferência de aniversário da nossa igreja. Ele nos apresentou a música “Indo ao Sertão”. Noivamos nesse dia e derramamos lágrimas ao ouvir a música. Dia 17 de dezembro novamente na conferência de aniversário conhecemos o autor da música!”.
EXPRESSAMOS A NOSSA GRATIDÃO
Alan e Jéssica homenagearam a Missão Alcançando o Sertão com um lindo bordado do nosso símbolo, algo com uma mensagem profunda do amor que uniu esse casal no objetivo de formarem uma só carne por meio do matrimônio e por meio dessa união, honrarem o Senhor Jesus, sendo testemunhas vivas daquilo que Deus tem feito em suas vidas, não somente no meio da igreja, mas principalmente no campo missionário do Sertão Nordestino, pois eles já demonstraram o amor e carinho que tem por essa parte do Nordeste que tanto necessita da proclamação do evangelho.
Sendo assim, o jovem casal Alan e Jéssica, se tornaram nossos amigos e abraçaram a missão de alcançar o Sertão Nordestino com a mensagem de esperança do evangelho do Senhor Jesus Cristo, colocando em prática o que diz uma parte da música que eles amaram tanto:
INDO AO SERTÃO
Indo ao sertão falar de Cristo Que coisa boa é falar do seu amor Indo ao sertão ser submisso A uma ordem dada por nosso senhor Silvany Luiz, Pr.
“Porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus…” 1 Coríntios. 15.34
ESCOLA DE MISSÕES DO SERTÃO
É com grande alegria que anunciamos mais uma Escola de Missões do Sertão e nos alegramos em saber da sua disposição para participar conosco. O Sertão Nordestino continua sendo uma região muito carente da pregação do evangelho e da plantação de igrejas. Portanto, a sua participação na Escola de Missões do Sertão representa uma iniciativa valiosa na evangelização do povo sertanejo, na plantação de Igrejas no solo nordestino e na expansão do Reino de Deus.
OBJETIVOS DA ESCOLA DE MISSÕES DO SERTÃO
Apoiar na plantação de Igrejas no Sertão Nordestino;
Fortalecer Igrejas Sertanejas;
Promover a evangelização na Zona Rural do Sertão Nordestino;
Despertar a igreja para a evangelização dos povos minoritários, gerando engajamento na obra missionária;
Promover ações de evangelização em áreas carentes do evangelho no Sertão Nordestino, principalmente nas comunidades rurais.
PROGRAMA DA ESCOLA DE MISSÕES
A escola é dividida em duas partes simultâneas:
Teoria e Prática
1. TEORIA
O treinamento teórico acontece com aulas nas manhãs sobre princípios, estratégias de evangelismo, discipulado, intercessão, plantação de igrejas, visão e consciência missionária, entre outros assuntos de relevância missionária.
2. PRÁTICA
O treinamento prático acontece no período da tarde e noite por meio de ações que objetivam a evangelização do grupo alvo. As atividades acontecem nas casas das famílias, nas ruas, praças e espaços públicos, tendo como objetivo aplicar o aprendizado da teoria durante as atividades em campo.
Participar da Escola de Missões do Sertão é ter uma experiência missionária que vai agregar muito valor a sua VISÃO e CONSCIÊNCIA sobre missões.
Nossa expectativa é que Deus nos use para promover a expansão do seu Reino, alcançando pessoas com o evangelho das boas notícias da salvação.
A ÊNFASE DA ESCOLA DE MISSÕES DO SERTÃO
CONHECER… SER… FAZER!
UM CONVITE A VOCÊ
A ESCOLA DE MISSÕES
Tenho um convite Vou te fazer agora Venha para o Sertão Participe da Escola A Escola de Missões É lugar de comunhão É tempo de experiência De muita proclamação
Estou indo para a Escola Que acontece no Sertão Sei que vai ser bom demais Não fique de fora irmão Estou indo pra o Sertão Minha bíblia vou levar Muito amor no coração Ao Sertão eu vou pregar
Na Escola de Missões Somos aperfeiçoados Teoria e prática E muito aprendizado Aprendemos uns com os outros Partilhamos o saber Regozijamos em dar Assim como em receber Silvany Luiz, Pr.
VALOR DA INSCRIÇÃO
O valor total da inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais) que poderá ser pago à vista ou parcelado, conforme sua data de inscrição.
O pagamento poderá ser realizado via PIX, transferência bancária ou depósito. Será necessário que você envie o seu comprovante de pagamento para o WhatsApp da Missão Alcançando o Sertão.
O QUE ESTÁ INCLUSO NO VALOR DA INSCRIÇÃO?
Sua inscrição lhe dará direito a:
1. Camisa padrão que deverá ser utilizada nas atividades de evangelismo;
2. Hospedagem coletiva;
3. Alimentação. Iniciando com o jantar do dia 06/janeiro/2022, até o almoço do dia 09/janeiro/2022.
IMPORTANTE
Não nos responsabilizamos por hospedagem e alimentação antes ou após essas datas, bem como as despesas de viagem de ida e volta entre sua cidade e São José do Sabugi – PB, cidade ponto de encontro entre os alunos voluntários da Escola de Missões do Sertão da Missão Alcançando o Sertão.
COMO AJUDAR A ESCOLA DE MISSÕES DO SERTÃO?
1. Oração – É a mais importante contribuição e apoio que pode ser dado para a realização da Escola de Missões do Sertão.
2. Adote um participante – Adote um ou mais participantes. Seja a resposta que alguém está esperando. Temos um bom número de pessoas do Sertão que participarão da escola, mas alguns só podem pagar parcialmente e outros não podem pagar absolutamente nada.
3. Suporte financeiro e com alimentos – Você pode destinar uma oferta para que seja usada especificamente na compra de alimentos.
4. Divulgando – Divulgue e incentive outros a se tornarem parceiros para a realização da Escola de Missões do Sertão na cidade de São José do Sabugi / PB.
DESAFIO
Queremos desafiá-lo a trazer para a ESCOLA DE MISSÕES DO SERTÃO,Bíblias que serão doadas às pessoas que alcançaremos nas visitas evangelisticas, sobretudo na Zona Rural. Envolva a sua igreja e seu grupo de relacionamento para esta nobre iniciativa. Desejamos distribuir o maior número possível de Bíblias para a população que teremos a oportuinidade de proclamar o evangelho. De preferência, e se possível, traga Bíblias novas.
REFLEXÃO
“Pequenas ações são capazes de gerar grandes resultados para o Reino de Deus aqui na terra e frutos com consequências eternas”. Silvany Luiz, Pr.
CONSIDERAÇÃO FINAL
Aos interessados em fazer a inscrição enviaremos informações especificficas, inclusive será importante tomar conhecimento da nossa forma de funcionamento, do programa, da nossa proposta e princípios normativos que utilizamos objetivando a edificação mútua, a evangelização do grupo alvo e a glória de Deus.
Ser pastor, é muitas vezes chorar sozinho … É nem sempre ser compreendido … Ser pastor, é em muitos momentos alegrar-se na solidão … O goleiro que comemora o gol solitário… Ser pastor, é ser humano ao extremo e ser quase “divino”… É contentar-se que, somente ele de homem reconhece seus limites … Ser pastor, é alegrar-se quando o coração chora e chorar quando o coração se alegra … É uma mistura de sentimentos, um misto de sol e chuva … Ser pastor, é na dúvida ter a certeza e na certeza encher-se de dúvidas… É uma incógnita, um rabisco, mas com alma de livro … Ser pastor, é acima de tudo: gente, carne, espírito, livre, preso, poeta, Um autor que interpreta vários papéis, mas sendo fiel e verdadeiro em todos eles.
“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. 2 Pedro 3.8,9.
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mateus 4:19
“O próprio Jesus foi missionário! Ele não cruzou os braços comodamente esperando que os interessados em seu ensino viessem a ele. Ele ia ao encontro dos perdidos, sofredores e oprimidos, e transmitia-lhes sua mensagem de alegria, esperança e salvação. Ainda garoto, foi ao templo e ensinou aos doutores e legisladores que estavam aferrados as velhas tradições. Frequentou a beira-mar e se interessou pela vida dos mais humildes pescadores, convidando-os: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Onde estivesse, desafiava, despertava e transformava os homens. E, por fim, eles levaram a cruz, porque tinha atrapalhado a sua forma egoística segura e convencida de viver. Jesus não só foi missionário, como levou os seus seguidores a serem missionários também!”
LIÇÕES NA VIDA
1.Que o nosso desejo seja ser usado por Deus em qualquer lugar que estejamos; 2. Que façamos dos lugares que frequentamos um campo missionário; 3. Que estejamos conscientes de que precisamos levar a mensagem de salvação as pessoas perdidas; 4. Que tenhamos o compromisso de alcançar os de perto sem esquecer os de longe.
INDO – CONTRIBUINDO E ORANDO
“A SUPREMA TAREFA DA IGREJA É A EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO”
A cooperação em missões é uma das formas mais eficientes de expressar o Reino de Deus.
Junte-se a nós na Missão de Alcançar o Povo Sertanejo com as Boas Novas do Evangelho de Jesus!!! Pr. Silvany Luiz
Fomos feitos para o movimento, para a ação. Isso é tão verdade, que se adotarmos um estilo de vida sedentário, corremos o sério risco de desenvolvermos doenças graves e atrofiamento de várias partes do corpo. Precisamos nos movimentar, e esta verdade pode e deve ser aplicada a Igreja. Somos o corpo de Cristo e ele mesmo quando esteve desenvolvendo o seu ministério sempre estava em movimento, percorrendo longas distâncias para levar o evangelho e esperança para aqueles que tanto precisavam.
A igreja é a continuadora dos movimentos do seu Senhor Jesus Cristo, e por entender essa missão, estivemos mais uma vez em movimento, socorrendo famílias inteiras, levando o evangelho e também ajuda humanitária para pessoas carentes.
Desta vez estiveram cooperando mutuamente a Missão Alcançando o Sertão, as Igrejas Batista na pessoa do Pr. Silvany Luiz e equipe e também a Igreja Presbiteriana do Brasil com o seu Pr. Janaildo Andrade juntamente com irmãos desta igreja, todos da cidade de Santa Cruz / RN, em parceria com a SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina. Na oportunidade visitamos a Comunidade Rural Alto das Ovelhas, onde já temos um grupo de irmãos e trabalho missionário sendo realizado. Reunimos todas as famílias daquela comunidade, realizamos um culto, evangelismo e desfrutamos de momentos de comunhão e adoração ao nosso Deus. Por fim, realizamos entrega de cestas básicas para as famílias carentes daquela comunidade que muito foram atingidas pelos efeitos econômicos da pandemia.
Mais uma vez estivemos em movimento, mas não um movimento vão, mas aqueles que Paulo fala em 1 Coríntios 9.26, onde ele afirma que estava numa corrida em busca de uma meta e também estava numa luta onde os golpes tinham um alvo. Todas as nossas ações são norteadas pela proclamação do evangelho e fazer o Reino de Deus conhecido e inserido nos corações dos nossos ouvintes.
A Missão Alcançando o Sertão expressa a gratidão à Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Santa Cruz e de maneira bem específica ao Pr. Janaildo Andrade e a SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina da referida igreja. Vocês foram resposta das nossas orações.
A cooperação em missões é uma das formas mais eficientes de expressar o Reino de Deus.
“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5.25
“Quando Bill Borden, filho da rica família Borden, foi para China como missionário, muitos de seus amigos pensaram que ele estava louco, pois iria, na opinião deles, desperdiçar a sua vida, no esforço de converter alguns pagãos ao cristianismo. Mas Bill amava a Cristo e amava também os homens. Não permaneceu lá por muito tempo, por contrair uma doença oriental, que o levou à morte. A beira da sua cama, encontraram uma nota que escrevera já moribundo: SEM RESERVA, SEM DESCANSO E SEM DESGOSTO. Bill encontrara mais felicidade em seus poucos anos de vida de serviço sacrificial, missionário e dedicado a proclamação do evangelho do que muitas pessoas durante a vida inteira”.
(transcrito)
LIÇÕES NA VIDA 1 – Que estejamos dispostos a não medir o preço do sacrifício para servir a obra de Deus; 2 – Que estejamos dispostos a proclamar o evangelho aos perdidos em toda parte do mundo; 3 – Que estejamos dispostos a estar completamente comprometido em seguir a direção do Senhor de forma submissa.
INDO, CONTRIBUINDO E ORANDO.
Junte-se a nós na Missão de Alcançar o Povo Sertanejo com as Boas Novas do Evangelho de Jesus!!! Pr. Silvany Luiz
A pergunta exige uma resposta que possa nortear as nossas ações, foco e objetivos propostos. Por esta razão, a nossa resposta é provida de uma certeza: O DESAFIO É DO TAMANHO DO SERTÃO NORDESTINO. Para termos uma ideia do tamanho dessa região, a extensão territorial do município de Casa Nova / BAHIA, onde realizamos a última Escola de Missões do Sertão, é maior que sete países do leste europeu comparando-os separadamente. Esta cidade é banhada pelo Rio São Francisco (o Velho Chico, como é carinhosamente conhecido) e tem pontos turísticos lindíssimos, como é o caso do Recanto das Dunas, onde estabelecemos a base operacional da nossa Escola de Missões.
A Escola de Missões foi realizada na área rural do município de Casa Nova, no Estado da Bahia, contamos com pessoas de várias igrejas da região do Vale do São Francisco, tais como: Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro, Petrolina, Remanso e a equipe da Missão Alcançando o Sertão que seguiu do Rio Grande do Norte. O grupo foi formado por jovens, líderes, missionários e pastores das igrejas locais da região do Vale do São Francisco. A escola aconteceu em parceria entre a MISSÃO ALCANÇANDO O SERTÃO e IGREJA BATISTA ESPERANÇA, tivemos a brilhante coordenação do Pr. Reginaldo Braga e uma equipe extremamente eficiente na parte logística.
A escola mais uma vez alcançou os seus objetivos, pois realizamos treinamentos, conscientização e despertamento da visão missionária da igreja para alcançar a sua própria região, o seu quintal, o sertanejo, povo tão carente do amor do Senhor Jesus, por meio da proclamação do evangelho. As palestras foram conduzidas pelo Pr. Silvany Luiz e o Pr. Byron, com participação dos pastores presentes e lideranças engajadas na obra missionária. Abordamos a necessidade de abraçar o desafio de investir na capacitação de líderes, na plantação de igrejas, principalmente da evangelização da Zona Rural Sertaneja. Esta escola foi marcante também pelo fato de termos lançado o primeiro CD da Banda Missão Alcançando o Sertão, com músicas autorais e contextualizadas.
Além da parte teórica, tivemos a oportunidade de exercer a prática no campo em contato direto com o povo, na área urbana e rural, levando a palavra de esperança e salvação que é o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Um momento muito marcante foi o culto especial em uma comunidade ribeirinha às margens do Rio São Francisco. Um tempo maravilhoso de adoração, comunhão e proclamação do evangelho para aquelas famílias que tanto precisavam ouvir da esperança de vida eterna existente unicamente no Senhor Jesus Cristo.
Tivemos um tempo maravilhoso no Bairro Guararapes em Petrolina, fazendo contato com as famílias, apresentando o evangelho e realizando um culto ao ar livre, onde louvamos ao Senhor e proclamamos a mensagem da redenção no sangue de Jesus Cristo. No Bairro Guararapes, está sendo plantada uma igreja, sob a liderança do Pr. Reginaldo Braga.
Ainda tivemos a oportunidade de participar do culto com a Igreja Batista Esperança em Juazeiro – Bahia, com o Pr. Reginaldo Braga. Na oportunidade desafiamos a Igreja a continuar com a visão missionária de expansão e avanço na obra evangelística. Falamos sobre: A IGREJA COMPROMETIDA COM CRISTO É MISSIONÁRIA.
Não temos dúvidas que o desafio da evangelização do Sertão Nordestino ainda continua sendo grande para a Igreja. No entanto, também sabemos que o nosso Deus é o principal interessado de que a Igreja cumpra com a sua missão de alcançar os sertanejos perdidos espalhados pela imensa extensão do Sertão Nordestino, e que Ele tem e nos coloca à disposição todos os recursos necessários para o cumprimento desse grande desafio. O que precisamos é ter o desejo de ser usado por Deus no exercício da missão de alcançar o nosso próprio povo, o nosso quintal.
Junte-se a nós na Missão de Alcançar o Povo Sertanejo com as Boas Novas do Evangelho de Jesus!!! Pr. Silvany Luiz
Desenvolver o ministério de proclamação do evangelho no campo missionário do Sertão Nordestino sempre foi um grande desafio, pois deparamo-nos com diferentes tipos de pessoas, das mais tranquilas até as mais desprovidas de algum conceito de civilidade no trato e nos relacionamentos interpessoais, principalmente quando sabem que estão dialogando com crentes, pois na cosmovisão cultural do lugar, estão conversando com pessoas que abandonaram a religião verdadeira.
Esses encontros sempre acontecem tanto na zona urbana quanto na zona rural, pois é o nosso campo missionário de atuação da Missão Alcançando o Sertão. Encontramos pessoas dóceis nos dois ambientes, e o contrário também. É fácil lidar com a aceitação simpática dos ouvintes, difícil é ter que administrar situações adversas, onde pessoas muitas vezes batem as portas de suas casas para nós, mesmo a gente sabendo que elas não estavam nos rejeitando, mas dizendo não ao próprio Jesus Cristo. Nas nossas andanças pelo Sertão Nordestino já nos deparamos com situações bem complicadas, tais como: ser convidado a retirar-se da casa, ser expulso com grosseria e ameaças, inclusive já aconteceu de sermos ameaçados com agressões e faca em punho.
Uma dessas experiências aconteceu numa comunidade rural onde temos desenvolvido atividades evangelísticas. Esta comunidade é um lugar isolado onde residem várias famílias. Por ocasião da nossa Escola de Missões do Sertão, chegamos com um grupo de voluntários de São Paulo e começamos a fazer os contatos pessoais com os moradores daquele lugar. Muitas casas foram abertas para a mensagem e os mensageiros. No entanto, uma das famílias sempre rejeitou as nossas visitas, jamais querendo qualquer diálogo conosco, muito menos ouvir a mensagem do evangelho, persistindo com a resistência e rejeição.
Uma parte da nossa equipe até tentou desenvolver um contato com um dos membros daquela família enquanto ele queimava *xique-xique no pátio da casa para alimentar o gado, prática esta muito corriqueira em períodos de seca no Sertão Nordestino. Em dado momento ficamos receosos pela nossa integridade física, pois a rejeição daquele homem era tamanha, que aparentava que ele iria investir fisicamente contra nós com uma foice que estava à suas mãos. Após a tentativa de um diálogo sem sucesso, resolvemos sair daquele lugar antes que algo grave nos acontecesse.
A outra parte da equipe que tinha adentrado a casa daquele senhor também não foi bem recepcionada. Em determinado momento em que era ministrada uma palavra para uma senhora daquela família, esta mulher pediu que terminássemos logo, deixando claro, que não éramos bem-vindos na sua casa.
Mesmo com toda a resistência e indelicadeza daquelas pessoas, saímos de lá com a sensação de que fizemos a nossa parte como servos do Senhor. Não retribuímos o desprezo com desprezo, pelo contrário, ficamos com os nossos corações partidos em saber que Jesus e a sua mensagem não eram bem-vindos ali, conscientes que essa atitude era fruto simplesmente da alta ignorância em relação ao verdadeiro evangelho. O nosso desejo e oração é que Deus esteja trabalhando nas vidas daquela família, pois sabemos que aquela resistência é fruto de um zelo sem entendimento e ignorância religiosa. Temos a consciência que a igreja tem demorado muito a chegar nestes lugares isolados. O clamor da zona rural nordestina tem caído em ouvidos surdos e indiferentes.
Demos prosseguimento às outras visitas, onde ministramos na vida de diversas famílias sertanejas, orando, cultuando ao Senhor junto com pessoas simples e acolhedoras que nos receberam tão bem em seus lares.
A Missão Alcançando o Sertão nos mais de vinte anos de atuação na proclamação do evangelho ao povo sertanejo tem acumulado muitas experiências missionárias extraordinárias, pois os nossos passos são dirigidos pelo Espirito Santo de Deus, o Diretor da obra missionária. Sendo assim, temos visto muitas famílias resistentes como esta da nossa narrativa, confessando o nome do Senhor Jesus Cristo à medida que conhecem a Palavra de Deus.
Como diria o apóstolo Paulo: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
QUEIMA DE XIQUE-XIQUE – A queima em si varia. O objetivo desse passo é retirar os espinhos da planta, os quais impossibilitam a ingestão do sodoro pelo gado. Métodos mais “modernos” usam um maçarico, mas desde sempre o processo tem seguimento com as “coivaras”, grandes fogueiras onde o sertanejo “assa” o xique-xique até que ele fique liso.
Junte-se a nós na Missão de Alcançar o Povo Sertanejo com as Boas Novas do Evangelho de Jesus!!! Pr. Silvany Luiz