Projeto social na área esportiva
A Missão Alcançando o Sertão está desenvolvendo um projeto social na área esportiva, em breve divulgará as ações neste importante setor social.
A meta é trabalhar especialmente com crianças e jovens, e também estender as atividades específicas aos idosos, visando à melhoria da qualidade de vida deles com práticas esportivas e de conscientização quanto aos perigos do sedentarismo e mostrar os benefícios globais que o esporte traz para quem o pratica.
Para colocar o projeto em prática, a Missão esbarra na falta de um local adequado, por isso, está em busca de parceiros contribuintes para a compra de um terreno em que serão instaladas uma quadra poliesportiva, banheiros, vestiários e uma salão social para que sejam realizadas palestras educativas no segmento.
Esse espaço também será utilizado por grupos da Melhor Idade, com palestras nas áreas de saúde (orientação e prevenção de doenças) e bem-estar.
A primeira etapa a ser implantada, e a mais urgente, contemplará um campo de areia para que os projetos com crianças e adolescentes já possam ocorrer o quanto antes. A Missão, portanto, necessita desse apoio financeiro para a compra do terreno.
Sua colaboração é fundamental, saiba como fazê-la na seção, DOAÇÕES.
Conheça a seguir o conteúdo do projeto Plantando Sonhos, a Esperança na Vida de Crianças e Jovens e Melhor Idade:
1. Objetivos
1 – Oferecer esporte gratuitamente para meninos e meninas do Sertão.
2 – Proporcionar a essas crianças, adolescentes e jovens ações continuadas para o combate à violência, às drogas, prostituição e outras formas de delinquência.
3 – Oferecer condições para que as crianças, os adolescentes e os jovens pratiquem esportes, a fim de desenvolverem-se enquanto pessoa e cidadão.
4 – Promover eventos socioculturais que possibilitem a troca de experiências e a interação entre as crianças e os jovens como forma de fortalecer a cooperação.
5 – Oferecer merenda como complementação alimentar.
6 – Ajudar as crianças carentes das zonas urbana e rural, capacitando-as e ajudando-as a se tornarem úteis na sociedade.
7 – Levar as crianças e os jovens a se tornarem pessoas autênticas, integrando-as nas suas famílias e na comunidade, dando a elas a oportunidade de desenvolver o seu bem-estar físico, emocional e social.
8 – Promover a inclusão social de idosos com a prática esportiva, visando à melhoria da qualidade de vida deles com atividades específicas voltadas a essa faixa etária.
2. Ações
1. Proporcionar assistência médica e odontológica às crianças do Projeto, a medida do possível.
2. Ministrar palestras educativas, tendo a participação de profissionais de áreas específicas.
3. Dar apoio aos familiares das crianças, no sentido de auxiliá-los quanto à educação dos seus filhos e acompanhamento escolar.
4. Promover oportunidades de relacionamentos saudáveis, objetivando crescimento e maturidade.
5. Incentivo ao desenvolvimento do esporte a fim de construir objetivos e metas a estas crianças ociosas ou de mentes vazias de futilidades.
3. Desafios para a Qualidade e Sucesso do Projeto
a) ENTENDER
Que este projeto é um instrumento na transformação de vidas.
b) SABER
Que a juventude é a sociedade do tempo presente na construção do futuro.
c) INCLUIR
Crianças e jovens num projeto de vida para que eles possam construir sua identidade, construir um conjunto de valores que oriente sua perspectiva de vida. Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que quero para mim e para a sociedade?
4. Impacto Social
Possibilidade de recuperação de jovens, através do ensino de princípios cristãos, da ministração de oficinas, pela prática do esporte, acompanhamento escolar e familiar da criança e do jovem associado ao Projeto, promovendo, assim, o fortalecimento dos laços familiares, morais, éticos e consequentemente sua cidadania.
5. Necessidades
a) Estrutura física (a prioridade imediata é a compra de um terreno para a instalação de um campo de areia)
b) Materiais
c) Alimentação complementar – lanches