“Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.”
Lucas. 11.1
Um dos discípulos de Jesus que andava com ele teve a iniciativa de pedir que os ensinasse a orar. Este pedido não foi por acaso, pois ele faz uma referência a João que ensinou aos seus discípulos. Era também costume dos rabinos famosos criar orações especiais. Portanto, havia um reconhecimento da relevância da oração e dos seus benefícios na prática da vida cristã.
Diante do pedido do discípulo, Jesus apresenta a oração do Pai Nosso que serve de exemplo para as nossas orações e relação com o Pai, Deus. De fato, a oração ensinada por Jesus é um modelo não apenas de oração, mas de vida cristã, pois apresenta princípios e valores do Reino de Deus que servem como pilares e fundamentos imprescindíveis para a vivência cristã na comunhão e relacionamento com o Senhor. Aprendemos na oração modelo de Jesus que as nossas vidas devem ser expressão de adoração a Deus, submissão a sua vontade, confiança nele e dependência do nosso Criador. Jesus também ensina que não somos isentos das nossas obrigações e responsabilidades diante de Deus e o nosso próximo.
A oração proporciona milhares de benefícios às nossas vidas, tais como: aprofunda a nossa comunhão com Deus, fortalece a confiança, alimenta a esperança, disciplina a perseverança, proporciona a nossa consciência sobre o amor de Deus por nós, ajuda o nosso coração a descansar na provisão do Senhor para suprir as nossas necessidades e amplia a nossa visão a respeito do caráter bondoso de Deus.
Na presença de Deus aprendemos a importância da submissão a sua vontade, educamos a nossa alma a descansar diante das inquietações da vida e recebemos a direção para viver refletindo o caráter de Cristo. Sendo assim, a oração gera em nós a capacidade de viver para a glória de Deus e sermos agentes para espalhar a sua glória a todos os povos, para que todos, em toda parte, glorifiquem o nome do Senhor.
A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!