AS VAIDADES DA VIDA

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Eclesiastes 1:2

O início do livro de Eclesiastes tem um tom altamente pessimista, é como se o seu autor, Salomão, estivesse passando por um momento profundo de desilusão acerca da vida. Alguns estudiosos afirmam que por causa desse tom melancólico inicial do livro, o escritor Machado de Assis adotou esse livro como um dos seus preferidos.

No entanto, quando nos aprofundamos na leitura desse livro magnifico, começamos a fazer algumas indagações, como por exemplo: Seria mesmo um “ataque” de pessimismo por parte de Salomão ou uma injeção de puro realismo acerca da vida? Do que se alimenta a nossa personalidade que vez por outra fazemos questão de expor na vitrine dos nossos relacionamentos? O que sobra das mais altas conquistas seculares, dos “Oscars” conquistados no palco do show da vida? O tempo não passa por cima e torna todas essas conquistas em cinzas? Uma leitura analítica do livro nos faz ver que estes questionamentos e tantos outros norteava a reflexão de Salomão acerca de toda a sua existência, suas escolhas, decisões e caminhos percorridos no auge da sua fama, do seu poder e da sua notoriedade perante a sociedade do seu tempo.

No livro de Eclesiastes, Salomão deixa claro a sua desilusão com o conhecimento profundo que tinha buscado e adquirido, pois tinha consciência de que quanto mais conhecimento mais sofrimento ele tinha sobre si; a sua decepção com as riquezas é notória quando ele afirma “Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade”. Eclesiastes 5:10

Ele também se decepcionou em ver a impiedade no lugar do juízo, a iniquidade no lugar da justiça. Ec. 3.16. Ele sofreu profundamente vendo o sofrimento dos oprimidos e a falta de alguém que lhes consolasse, e já naquela época, ele percebeu que a maioria dos homens buscavam a alegria nos vícios e no dinheiro. Por isso, a afirmação contundente de Salomão: tudo é vaidade!

As coisas começam a mudar de rumo quando Salomão passa a olhar por cima do “muro”, a ver com os olhos da fé o outro lado da realidade, quando ele entende que Deus criou todas as coisas de forma perfeita, inclusive o homem, mas este, tem caminhado por caminhos tortuosos, vivendo sem o temor do Senhor. Assim, Salomão nos dar a saída para reverter todo o sentimento de desilusão que ele mesmo tinha passado e que nós também podemos passar.

Portanto, a saída é: Temer ao Senhor e viver uma vida que o agrade! … De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha uma ótima semana! Nos encontraremos novamente na sexta feira.  

Silvany Luiz , Pr.

Segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

Uma resposta para “”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *