MUTUALIDADE

 “… acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.”
Romanos 15:7

Mutualidade vem de mútuo, recíproco, exercício da reciprocidade. Descreve o dever que cada um tem para com o outro. A Bíblia nos traz vários mandamentos relacionados à mutualidade cristã e no relacionamento com o próximo de maneira geral. Entretanto, a marca que está em evidência em nossa época é a do individualismo, que vem se mantendo na sociedade desde a queda de Adão e Eva no jardim do Éden.

A Bíblia nos ensina que os dois principais mandamentos são: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Fomos criados e ensinados a viver a vida em comunidade praticando a mutualidade, mas o estilo de vida imposto pela sociedade atual tem a tendência de provocar separações dos relacionamentos presenciais. O fenômeno das redes sociais, os edifícios de luxo e outras modernidades afastam uns dos outros.

Deus determinou que cuidássemos uns dos outros. Vemos, amplamente, por toda a Bíblia, instruções acerca do cuidado mútuo. Temos a necessidade de proximidade e comunhão. Precisamos perceber as necessidades do nosso semelhante e escutar os que clamam pedindo ajuda, pois não podemos continuar indiferentes aos que necessitam do nosso apoio e do nosso estender de mãos. Os nossos relacionamentos não podem ser construídos em cima de alicerces rasos, periféricos e superficiais.

Não podemos viver e nem crescer isolados uns dos outros, pois fomos criados para viver em comunidade. Portanto, precisamos demonstrar amor mutuamente, superar as diferenças, as indiferenças e construir pontes em vez de muros. O amor ao próximo, proposto por Jesus Cristo, deve ser a base dos relacionamentos que desenvolvemos no dia a dia, pois Ele ensinou que devemos fazer ao próximo somente o que desejamos receber. Sendo assim, devemos ser solidários com o nosso próximo quando este passa por dificuldades e necessidades em geral.

Temos que vencer o orgulho, a autossuficiência e a vaidade, características essas de um coração altivo e soberbo. A pessoa que possuí essas marcas não busca ajuda de ninguém e também dificilmente estende a sua mão para o próximo, pois ela não consegue entender o conceito de mutualidade, e o mais grave, ela nunca se volta para Deus como refúgio para os dias maus. Vigiemos os nossos corações para que não caiamos nesse poço chamado individualismo que fecha as portas para a felicidade e a satisfação plena, e tem como companheira a solidão.

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha um bom final de semana e até a próxima segunda-feira.

Silvany Luiz, Pr.

Sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

2 respostas para “”

  1. É desse jeitinho, Pr. Silvany!!! O individualismo é a marca desses últimos tempos. As pessoas já não querem comprar um automóvel de carregue cinco ou mais pessoas e cada vez mais as fábricas laçam modelos para duas pessoas, quando não investem nas motocicletas caríssimas. Os ensinamentos de Jesus se contrapõe ao que o mundo oferece. Jesus nos ensina a dá x O mundo diz que melhor é receber, levar vantagem em tudo é prioridade. Jesus nos ensina a honrar os pais, as autoridades x O mundo diz que devemos ser rebelde, desobediência é ser progressista. Jesus nos ensina a cuidar dos fracos e oprimidos x O mundo diz que devemos estar próximo de quem tem o que oferecer( de quem dá “sombra”). E assim vamos caminhando nesse dicotomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *