O REINO ETERNO

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.
Daniel 2.44

Na reflexão anterior falamos acerca do Reino de Deus e estabelecemos diferenças gritantes entre este Reino e o reino dos homens. Observamos que as características que diferem o Reino de Deus para o reino dos homens, é que o primeiro é estabelecido pelo o amor e o segundo pela força das armas, do poder econômico, político e outras manifestações de poderes. São reinos antagônicos, ou seja, completamente diferentes e opostos. O Reino de Deus é marcado pela personalidade do homem simples de Nazaré, chamado Jesus Cristo, conhecido também, como Jesus de Nazaré. Já o reino dos homens é marcado por características técnicas, intelectuais e financeiras. Portanto, o reino dos homens é cercado de situações que não condiz com o propósito santo de Deus para o seu povo.

Vimos também, que Jesus Cristo, o Senhor deste Reino, veio de uma região geográfica sem qualquer brilho e uma cidade desprezível, como diria até mesmo um daqueles que se tornara seu seguidor: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré”. João 1.46.

Prosseguindo a temática do Reino de Deus, é importante compreender a visão do povo de Israel, que esperava e almejava a chegada de um Messias político, carregado de dogmas, leis mosaicas, um apedrejador de pecadores e carrasco do invasor inimigo, no caso, o império romano. Eles esperavam um rei tal como Davi, que no seu auge como guerreiro perseguia seus inimigos e a fio da espada derrubava um por um, derrotando todos aqueles que ousassem desafiá-lo, ou um rei como Salomão, com uma de sabedoria descomunal para guiar Israel novamente para uma era de glória intelectual, militar e financeira. Portanto, o anseio deste povo era a restauração do reino davídico, ou seja, um reino de cunho político.

Entretanto, o propósito do Senhor era outro, era mostrar ao seu povo que o Reino dEle não era desse mundo, não se amoldurava aos costumes humanos corrompidos e contaminados pelo pecado. Assim, Jesus Cristo, chegou pregando algo completamente fora da curva, fora do foco que os Israelenses almejavam, e até mesmo os discípulos que andavam com o Messias não compreenderam num primeiro momento que tipo de Reino estava sendo pregado, anunciado e estabelecido.

Enfim, o tempo passou, os apóstolos, tirando Judas que entrou em desgraça e se perdeu, compreenderam verdadeiramente como era a mensagem do Reino de Deus proclamada por Jesus Cristo, foram revestidos com poder e autoridade para dar prosseguimento ao projeto de espalhar a mensagem de salvação e libertação para o mundo inteiro. E assim, de um pequeno grupo de homens sem muita instrução, Jesus causa a maior revolução que o mundo já viu, sem disparar uma única flecha, sem levantar uma única espada para combate, sem ameaçar e coagir um único ser humano a segui-lo, pelo contrário, através do poder do amor, Ele continua conquistando milhões dia após dia por meio da sua ação graciosa, tendo o seu povo como agência do Reino de Deus.

O que aconteceu com o império romano? Agonizou até o ano de 476 d.C, quando a cidade de Roma foi invadida pelos povos hérulos e o seu imperador destituído do cargo. Novos reinos e nações surgiram, transformando o império romano que outrora fora grandioso em cinzas e entulho de nenhum préstimo.

Que haja em nós, o desejo ardente de que o Reino de Deus seja estabelecido em nossas vidas, que possamos compreender o verdadeiro significado do Grandioso Reino de Deus.

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha um bom final de semana e até a próxima segunda-feira.

Silvany Luiz, Pr.

Sexta-feira, 04 de setembro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

3 respostas para “”

  1. Não há o que temer nem o que questionar a Deus. É só seguir em frente usando a força que tem e que provém d’Ele para enfrentar obstáculos e vencer.
    Ótimo final de semana 🙏

  2. Eu li já algum tempo, se não me falha a memória texto de Russell Shedd, que há três perspectivas de se entender o Reino de Deus : Reino Eterno, que está no porvir para o cristão que ainda está neste mundo,; Reino
    de Deus dentro de cada um, estabelecido com a presença do Espírito Santo e o Reino de Deus nesse mundo físico em que habitamos, feito pelo Criador para que pudemos desfrutar e que se faz Reino com a presença da igreja (comunidade dos regenerados.) Como diz o Laércio Lins: “… O Reino de Deus pode estar dentro de você, só depende do crer que vem do coração…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *