RELACIONAMENTOS CONTURBADOS
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Filipenses 2:3
Todas as pessoas passam por problemas na área de relacionamentos, pois a indústria do conflito é a que mais cresce no mundo. Sendo assim, é inevitável viver em sociedade sem enfrentar algum tipo de problema nesta área. Os conflitos acontecem por múltiplas razões e podem se dar no local de trabalho ou até mesmo no ambiente familiar.
A Bíblia relata histórias de homens e mulheres que tiveram problemas nos seus relacionamentos. Davi é um dos exemplos que podemos citar. Este homem que amava profundamente ao Senhor e que tinha um relacionamento íntimo com seu Deus, enfrentou situações complicadíssimas. Foi alvo dos ciúmes desenfreado do rei Saul por causa da vitória contra o gigante Golias. Davi tornou-se alvo do ódio do rei que não aceitou que um simples vassalo fosse elogiado pela grande vitória que ele tinha conquistado para o povo de Israel. Saul perdeu completamente o domínio próprio, chegando ao ponto de desejar a morte de Davi e de acusar o próprio filho Jônatas de traição por este ser um grande amigo de Davi. Portanto, podemos perceber na narrativa deste episódio que os atritos são recorrentes nas relações entre pessoas, nas sociedades de todos os tempos.
Os nossos sentimentos podem se tornar armas perigosas quando somos controlados por eles, somos capazes de fazer coisas terríveis quando somos dominados pela inveja, cobiça e tantos outros desejos que estão dentro de nós e que precisam ser combatidos através da dependência de Deus e de um relacionamento saudável com o nosso Criador. O nosso coração pode se transformar num terreno perfeito para as ações e influências do inimigo quando não observamos princípios estabelecidos por Deus para as relações sociais. Basta trinta minutos assistindo jornal para vermos o quanto o ser humano pode ser vítima e vitimar outros com seus sentimentos e intentos perversos.
A história de Saul é um exemplo triste de como um homem pode causar a sua própria ruína quando se deixa dominar por interesses meramente egoístas, que não persevera num relacionamento saudável com Deus e com aqueles que estão a sua volta.
No texto da nossa reflexão, Paulo nos dar a instrução, o conselho e a direção para nos protegermos das crises nos nossos relacionamentos, ou seja, para as tratarmos quando estas vierem nas nossas relações sociais cotidianas. A humildade é o remédio indicado para vencermos a soberba do nosso coração e todos os sentimentos egoístas que geram conflitos e atritos nos nossos relacionamentos.
A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!
Tenha uma ótima semana! Nos encontraremos novamente na sexta feira.
Silvany Luiz , Pr.
Segunda-feira, 15 de março de 2021
Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.
BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!