“Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” Isaías 45:2
Há momentos em que as sombras do passado parecem estender suas mãos para nos alcançar, trazendo memórias que, longe de inspirar, desanimam. Outras vezes, o presente se impõe com desafios que nos fazem hesitar, ou com um cenário tão sereno que quase esquecemos a instabilidade da vida. Afinal, um dia bom hoje não é garantia de calmaria amanhã.
A vida é um entrelaçar de batalhas e descansos, vales e montes, silêncios e cânticos. Em meio a essa alternância, brilha a promessa do Senhor como uma tocha acesa na escuridão: “Eu irei adiante de ti”. Que consolo saber que não caminhamos sozinhos! O Deus que foi com Moisés diante do mar, que esteve com Josué à frente do Jordão, é o mesmo que se dispõe a ir à nossa frente, desobstruindo trilhas, endireitando veredas e rompendo as barreiras que nos pareciam intransponíveis.
Por vezes, as portas fechadas diante de nós são de bronze, pesadas e inamovíveis aos nossos olhos; os ferrolhos que nos aprisionam parecem de ferro maciço, insuperáveis pela força humana. Mas o braço do Senhor não se encurta nem Sua promessa falha. Ele não apenas abre as portas, mas as quebras; não apenas desloca os ferrolhos, mas os despedaça.
Contudo, a chave para experimentar essa promessa está em uma simples, mas profunda decisão: seguir o caminho traçado por Deus. Não se desvie para a esquerda ou para a direita (Provérbios 4:27). Permaneça na vereda que Ele abriu, ainda que a lógica humana sugira atalhos ou desvios mais fáceis. Como o salmista orou: “Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:24), assim também devemos clamar por direção e correção.
Hoje, ao encarar as estradas da vida, confie no Deus que vai adiante. Aquele que prepara o amanhã enquanto você vive o hoje. Caminhe, confie, e veja as portas se abrindo onde antes havia muros, os caminhos se estendendo onde antes havia becos sem saída. Pois quando Deus vai à frente, até o impossível se torna passagem.
Silvany Luiz
Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.