A Região Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, com uma população de 57,36 milhões de habitantes (estimativa 2017 – IBGE). O interior dos nove Estados do Nordeste forma o chamado Sertão Nordestino. Uma das regiões mais carentes e problemáticas do mundo.
A Missão Alcançando o Sertão tem como objetivo cooperar com a evangelização da população dessa região do Brasil, na plantação e no fortalecimento de igrejas existentes. Nossa missão é promover, facilitar e apoiar a evangelização do Sertão Nordestino de forma integral e consequentemente estabelecer igrejas com visão missionária.
REALIDADE DO SERTÃO NORDESTINO
1. REALIDADE SOCIOECONÔMICA
É uma realidade de muita pobreza e miséria humana em que milhares de pessoas vivem em condições bastante precárias. Grande índice de pobreza, desigualdade social e progressiva degradação. Alto índice de uso e tráfico de drogas, alcoolismo, violência e outras mazelas humanas. A população vive economicamente com dificuldades, pois grande parte tem uma renda baixa e muitos não possuem renda nenhuma, pois o aumento do desemprego é grande e consequentemente a desigualdade social, pobreza e fome.
2. REALIDADE RELIGIOSA
É uma população extremamente religiosa, o que tem escravizado o nordestino e o distanciado do Deus vivo e verdadeiro. O Sertão Nordestino apresenta um dos menores índices de evangélicos do Brasil. Nesta área está a maioria das cidades menos evangelizadas do país. Ainda existem milhares de vilas e comunidades rurais, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas que clamam ano após ano por uma oportunidade relevante de ouvir o evangelho. São vilas, povoados, comunidades e sítios que não têm nenhuma presença da igreja de Jesus Cristo. Em algumas localidades, os índices são tão alarmantes quanto ao de países da África, Índia e China. A mesma situação de países onde é proibida a pregação do evangelho.
3. REALIDADE EVANGÉLICA
No Sertão a presença da igreja evangélica é pequena, tímida, sua influência é fraca e sem expressão relevante. Esta região precisa da proclamação do evangelho de forma abundante. A pequena igreja do Sertão Nordestino PRECISA SER FORTALECIDA pelas igrejas de outras partes do Brasil e do mundo.
O DESAFIO DA EVANGELIZAÇÃO DO SERTÃO
O Sertão é a fronteira mais próxima e mais negligenciada da Igreja Brasileira. É o maior desafio missionário da Igreja do Brasil. A Igreja do Senhor precisa entrar em ação e anunciar as boas novas de Jesus ao povo sertanejo que ainda não foi alcançado com o evangelho. O Sertão é um campo missionário que clama! Que este clamor chegue aos ouvidos do nosso coração, e os gritos de desespero dos povos sem esperança que ainda não ouviram a mensagem de salvação em Cristo.
Multidões espalhadas pelos confins do Nordeste que carecem de nossa ajuda; que deve ser urgente e inadiável, pois a cada dia que a mensagem de salvação demora a chegar, muitos morrem sem Cristo. São milhares de sítios e povoados, sem nenhum evangélico. Deus, com certeza, não mede a eficiência de uma igreja pelo seu número de membros, mas pela prioridade que esta tem dado aos não alcançados e da visão missionária para com os povos perdidos, sem a luz de Cristo.
Precisamos olhar o Sertão Nordestino não apenas como um campo missionário, mas também como um celeiro de missões, pois não temos dúvidas que a evangelização do mundo tem passagem obrigatória pelo Sertão. As sementes do Evangelho que são lançadas no Sertão, e as que cairão em terra fértil, darão o seu fruto na estação apropriada. Estas sementes representam a esperança para um povo que sofre da pior seca: viver sem a esperança de Jesus Cristo.
Queremos transformar este desafio em pedido de oração e também convidá-los a se integrarem neste exército de pessoas comprometidas e dispostas a mudarem a situação do Sertão Nordestino.