DIANTE DAS CALAMIDADES DA VIDA

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.”
Salmos 57:1,2

O Salmo 57 apresenta um desses tenebrosos momentos de sofrimento do salmista Davi. É um salmo que retrata o momento quando ele fugia da perseguição de Saul e buscava se esconder na caverna. O salmo é uma oração de pedido de ajuda, pois ele está assustado, com medo e fugindo para se proteger.  A sensação de sua alma era de angústia, agitação e aflição. Davi expressa para Deus a sua situação complicada, pois ele se encontra em situação de ameaça e extremamente abatido emocionalmente. Ele expressa para Deus sua ansiedade e implora a assistência divina. No entanto, mesmo diante de uma situação de calamidade, adversidade e aflição, encontramos Davi expressando sua confiança em Deus, tendo a expectativa de seu livramento daquela situação, mostrando esperança, confiante de libertação e manifestando sinais da alma para o exercício do louvor.

O que podemos fazer diante das calamidades da vida? Aprendemos com a experiência de Davi que podemos enfrentar as calamidades e adversidades da vida tomando algumas atitudes que serão determinantes para sermos bem-sucedidos. Primeiramente precisamos clamar pela misericórdia de Deus. Davi clama a Deus, pois ele confiava no Deus que pode executar e realizar todas as coisas por nós. As orações de Davi nos salmos refletem o relacionamento que ele tinha com o Senhor. Ele caminhava lado a lado com Deus e isso fazia toda a diferença em sua vida e não o deixava jamais se desesperar, mas esperar em Deus com calma. Somos ensinados que os problemas, sejam quais forem, não têm poder para nos calar, pois os problemas nos fazem clamar por socorro, clamar a Deus e ir em busca da sua ajuda e auxilio. Paul Miller, Afirmou: “a oração não nasce da disciplina, mas do desespero”.  De acordo com o pensamento de Charles Spurgeon a oração não nos prepara para as grandes obras; ela é a maior de todas as obras. Portanto, precisamos clamar ao Deus Misericordioso.

Em segundo lugar, além de clamar a Deus pela sua misericórdia, precisamos refugiar-se no abrigo de Deus. Davi estava dentro da caverna, mas refugiado em Deus. No escuro da caverna, mas sob as asas do Senhor, vivendo na sombra da graça de Deus.  Aprendemos que as calamidades, adversidades, dificuldades e problemas acabam servindo como oportunidades de experimentarmos o cuidado e proteção do Senhor. As dificuldades são solos férteis para se perceber o cuidado, o carinho, o agasalho, o abraço e o acolhimento de Deus. Davi enxergava as circunstâncias como forma de Deus cuidar dele, abrigá-lo, socorrê-lo e tratá-lo. Precisamos nos abrigar no refúgio e no abraço de Deus.

Em terceiro lugar, confiança na ação de Deus é outra atitude que precisamos ter diante das calamidades da vida, pois Deus é o criador do universo, Ele governa todas as coisas de forma soberana e plena, pois nada foge ao seu governo. Portanto, podemos confiar nos seus propósitos, planos, sua justiça, cuidado, proteção e no verdadeiro e leal amor do Senhor. A atitude final de Davi é surpreendente e motivadora: “Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos! ” v.7. Ele confiava na soberania, na intervenção, livramento e salvação do Senhor. Por mais que a adversidade tente destruir sua confiança, ele declara que seu coração está firme em Deus.

Em tempos de crises, diante das calamidades e dificuldades da vida, precisamos clamar ao Senhor, refugiar-se no seu abrigo, confiar na sua ação e enfrentar todas as situações da vida exaltando o seu nome, cantando louvores e testemunhando das suas maravilhas em todo tempo.

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Silvany Luiz, Pr.

Segunda-feira, 14 de junho de 2021

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

1. A MISSÃO ALCANÇANDO O SERTÃO existe com o propósito de proclamar o evangelho ao povo sertanejo refletindo a gloria de Deus e sendo canal da sua graça;

 2. AS REFLEXÕES BÍBLICAS são idealizadas para alcançar pessoas em qualquer parte do mundo promovendo edificação, crescimento, encorajamento e salvação de pessoas;

3. CONTRIBUA COM ESSE PROJETO cooperando com a proclamação da palavra de Deus e abençoando vidas em todo o mundo. 

DOAR 4

NOSSAS REDES SOCIAIS
clique nos ícones para acessar

Uma resposta para “”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *