CONHECIMENTO X IGNORÂNCIA

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
1 Coríntios 13.2

O conhecimento pode ser libertador ou aprisionador, tudo vai depender da nossa atitude quando o conquistamos. Muitos, por acreditarem que estão em um nível superior aos outros, por causa da formação acadêmica que possuem, são tomados por uma arrogância profunda, que os fazem ter uma falsa percepção de si mesmos. Estas pessoas se julgam acima do bem e do mal, que para elas deve ser oferecido até mesmo um tratamento diferenciado em detrimento dos seus semelhantes.

Lembro-me de um exemplo que alguém certa vez me contou, que um parente dessa pessoa sempre dizia que o conhecimento era a única coisa que nada e ninguém podiam roubar-lhe, e que ela deveria direcionar todos os seus esforços em busca do conhecimento. Por ouvir tantas vezes esse discurso, essa pessoa passou a acreditar piamente que aquilo era uma verdade absoluta, até que um dia, todo aquele discurso caiu por terra, pois ela teve alguém dentro da própria família, possuidora de um vasto conhecimento acadêmico, ser acometido de um problema de saúde neurológico que comprometeu por completo todo o conhecimento armazenado por décadas. Portanto, o conhecimento é algo também que pode ser tirado de nós, por maior e mais profundo que seja.

O conhecimento mal administrado tem um poder de inflar o ego humano, de levar um coração humilde que não vigia a mergulhar num lamaçal de soberba, quando não utilizado para a glória de Deus, ele é usado para as piores barbaridades e os piores planos possíveis que o homem pode colocar em prática. Vale salientar, que é um perigo que todos nós corremos, pois todo ser humano está sujeito a ser embriagado pela soberba, orgulho e senso de importância que o conhecimento pode trazer.

Não estamos afirmando que não devemos buscar o conhecimento, pois seria o extremo oposto, onde louvaríamos, valorizaríamos a ignorância e viveríamos de forma alienada. A mensagem que queremos passar é que precisamos de equilíbrio no trato para com o conhecimento.

O apóstolo Paulo é um exemplo de como deve ser o nosso relacionamento com o conhecimento, tanto o teológico quanto o secular. No nosso texto central, Paulo mostra que todo o conhecimento deve ser submisso e dirigido completamente pela motivação do amor de Deus que é derramado em nossos corações. O amor deve ser o mestre do conhecimento e não o contrário. Este é o segredo para que não sejamos vítimas do nosso próprio conhecimento e nem venhamos a vitimar outros.

Não existe nada mais importante do que conhecer a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, pois tudo que consideramos valioso na vida terrena não representa nada diante da pessoa e da obra de Cristo. Portanto, conhecer a Cristo nos faz experimentar o seu poder e a compartilhar da alegria indizível que encontramos na comunhão com o Senhor.

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha um bom final de semana e até a próxima segunda-feira.

Silvany Luiz, Pr.

Sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

4 respostas para “”

  1. A paz do Senhor Jesus! Estava com saudades dessa oportunidade de escrever algumas linhas após uma reflexão tão extraordinária exposta por Silvany Luiz. Alguém já disse que o cemitério é o lugar de “sabedoria”, pois, lá encontra-se muitos conhecimentos esquecidos. Eu entendo que o conhecimento é um caminho que determinado momento se bifurca. Pode tornar-se um instrumento de libertação ou instrumento de dominação. Como você bem falou da presença do Amor na vida do indivíduo, e esse Amor (que escrevo com letra maiúscula) não é um sentimento e sim uma pessoa. O caráter que Cristo sela em nós vai determinar que via tomaremos nessa bifurcação do conhecimento.

  2. Um bom dia eu louvo a Deus por sua vida e reflexões que tem nos alimentado espiritualmente esta reflexão é bem profunda vivemos em uma época que quem tem valor é os letrados mais aprendemos com esta reflexão que tem valores melhores conheço um jovem que se achava muito sábio e quem ninguém sabia de nada so ele e de repente este jovem caiu numa esquizofrenia terrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *