VIDA E MORTE

Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.
Jó 21.26

Durante a grande provação de Jó, ele fez uma série de perguntas ao Senhor, dentre as quais podemos destacar as que estão em Jó 21.7-8. Ele pergunta qual a razão dos ímpios viverem muitos anos em fartura, sem aparente aflição do juízo divino ou dos homens, se consolidam no poder e seus descendentes dão continuidade aos seus projetos abomináveis, como se a soberania de Deus fosse de todo vencida. Jó afirma não entender a suposta indiferença do Senhor em relação aos ímpios e seus comportamentos.

Entrementes, quando paramos para pensar e observar a vida do ponto de vista bíblico, entendemos que tanto o justo quanto o ímpio, são guardados pelo Senhor para o dia do juízo, e que estes, tem a morte como niveladora implacável de suas condições humanas. Podemos num olhar mais atento, observar que embora os homens tentem dar um certo glamour aos seus túmulos nos cemitérios, para até mesmo passar uma impressão de superioridade sobre os demais, a verdade é que na sepultura simples ou customizada, o fim do corpo é o mesmo. Ricos e pobres tem a mesma altura diante da morte.

De forma bem clara e direta, Jó expressa no texto áureo desta reflexão, uma verdade inegável sobre o fim da vida humana: “Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem”. O corpo humano, outrora saudável, atlético, robusto e idolatrado por muitos, é reduzido a nada e servido de alimento aos vermes. Eis a igualdade mais niveladora de todas.

Apesar de todas essas verdades acerca da morte, não devemos esquecer que, Jó reconhecia que o Senhor recompensaria os justos, apontando assim, para a obra de Cristo na cruz e que daria também a recompensa aos ímpios por suas vidas completamente dissociadas do temor de Deus e total desprezo pela sua palavra. Verdades que podemos ver em muitas partes das Sagradas Escrituras.

Portanto, que possamos reconhecer a nossa pequenez, fragilidade e insignificância diante da Glória de Deus, e louvá-lo, pois mesmo Ele sendo Grande e Majestoso, o Senhor não nos deixará entregues aos vermes da sepultura para sempre, mas nos trará a vida novamente para estarmos na sua presença para todo o sempre. Jó era possuidor da esperança eterna, que o nosso coração e a nossa mente sejam tomados pela esperança da glória eterna. Como bem afirmou o Apóstolo Paulo: Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Tito 2.13

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha uma ótima semana! Nos encontraremos novamente na sexta feira.  

Silvany Luiz , Pr.

Segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *