O SOFRIMENTO HUMANO

Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
Jó 3:3

Desde a queda do homem no Jardim do Éden, o sofrimento passou a ser um companheiro inseparável da existência humana. Tornou-se como uma marca em alto relevo na sua alma e passou a se manifestar de várias formas, tanto no seu íntimo quanto na sua carne. Assumindo assim, uma posição de carrasco e de perseguidor, atingindo a todos, independente de classe social, credo, tempo e lugar.

O personagem do nosso texto, Jó, é um grande exemplo de como o sofrimento pode chegar às nossas vidas de repente e fazer um estrago inimaginável, muito além na nossa pequena compreensão. O sofrimento pode ser tal, que tenhamos o mesmo desejo de Jó em relação ao momento do seu nascimento, que foi de que aquele dia fosse amaldiçoado e esquecido para sempre, nunca mais celebrado.

Deus, na sua maravilhosa e infinita sabedoria, tem uma percepção do sofrimento humano completamente diferente da nossa, pois Ele o entende como um processo que pode ser de aperfeiçoamento ou correção de direção. Tudo vai depender de uma síndrome de fatores que estarão envolvidos na situação.  Já, a nossa mente, tende a entender o sofrimento como algo indesejável e invasivo, um fenômeno mal que deve ser vencido ou colocado um ponto final na primeira oportunidade que tivermos.

O sofrimento é um verdadeiro drama, até podemos afirmar que ele seria completamente sem sentido, caso o próprio Deus não o tivesse provado na pessoa de Jesus Cristo nos horrores da cruz do calvário, cumprindo assim, a palavra do profeta Isaías 53.3 – “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores…”. Jesus, o Messias, foi um homem de sofrimento, Ele sentiu a dor mais profunda causada pelo pecado na cruz, mas revestido pelo amor, misericórdia e o poder de Deus, suportou tudo para que tomássemos um caminho diferente, parássemos de amaldiçoar o dia do nosso nascimento, entendendo que o nascimento do Filho de Deus foi para a nossa esperança e salvação.

Com Jesus Cristo, podemos voltar a celebrar a vida humana como presente de Deus, mesmo em meio aos sofrimentos desse mundo, pois agora compreendemos que o nascimento do Salvador foi uma Boa Notícia. O nosso Redentor escolheu nascer como um homem normal, escolheu esperar 09 meses no ventre de uma mulher, nascer em um parto comum, e nos dar a certeza de que a vida com Ele pode ser de celebração, que os sofrimentos que passamos, podem servir de experiência, de combustível para uma vida mais comprometida com Ele, com sua palavra e os valores do Reino de Deus. Deus pode, e deve ser glorificado em nosso sofrimento, “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Romanos 8.18.

A bênção do Senhor seja convosco; nós vos abençoamos em o nome do Senhor!

Tenha um bom final de semana e até a próxima segunda-feira.

Silvany Luiz, Pr.

Sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas e ajude na proclamação da palavra de Deus.

BAIXE O DEVOCIONAL CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO!

3 respostas para “”

  1. Maravilhosa Palavra!! Explicada de maneira simples. Bem compreensivo!! As aflições nos moldam. Deus permite as provações, mas dá o escape com misericórdia!! Sendo assim, ficamos com um caráter moldado, pronto pra ser usado!! Glória a Deus!! Bela mensagem pastor Silvany.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *